O que é Nutrição Clínica Funcional?
A nutrição funcional propõe o restabelecimento do organismo através do equilíbrio dos nutrientes, levando em consideração fatores genéticos, ambientais, e bioquímicos individuais, o que diferencia melhor os planos alimentares e estratégias adequadas de acordo com as necessidades de cada paciente.
Esses princípios garantem que seja aplicada a ciência dos nutrientes de acordo com os sinais e rastreamento de sintomas com características únicas de cada paciente, possibilitando as correções, as carências e excessos dos nutrientes para que todo o organismo funcione melhor.
A correção desse desequilíbrio nutricional melhora o sistema imunológico, previne o avanço de patologias que podem desencadear as doenças crônicas como :obesidade, depressão, fibromialgia, artrite reumatoide, ansiedade, osteoporose, diabetes, distúrbios de comportamento e hiperatividade infantil.
Desta forma, a base do tratamento nutricional será centrado no paciente, respeitando a sua individualidade bioquímica, no equilíbrio nutricional e biodisponibilidade de nutrientes, as inter relações com fatores fisiológicos e as conexões de sinais e sintomas físicos, mentais e emocionais que podem impactar na sua saúde.
Os alimentos funcionais são aqueles que, além de fornecer nutrientes e suas funções nutricionais básicas, oferecem benefícios à saúde reduzindo o risco de doenças crônicas degenerativas, fortalecendo a imunidade e auxiliando na prevenção e controle de doenças em geral.
É preciso ter em mente a consciência alimentar, as trocas nutricionais para o balanceamento de refeições, e os detalhes fundamentais para o funcionamento eficaz dos alimentos funcionais.
Os alimentos funcionais devem ser consumidos com o objetivo de melhorar a qualidade e a expectativa de vida das pessoas, dentro de uma dieta individualizada relacionada com a deficiência nutricional do paciente.
É sabido que o fato de estarmos adoecendo mais está fortemente associado aos maus hábitos alimentares, dietas desequilibradas, sedentarismo e estilo de vida degenerativo.
Com base nesse princípio, tem como forte aliada a fitoterapia e, quando necessária, a suplementação alimentar de vitaminas, minerais e demais elementos nutricionais.
Para tratar, regredir e até curar, a alimentação deve ser sua maior aliada.